Ali Bjur

sábado, março 31, 2007

O assento

E todos os dias, milhares de brasileiros assistem à televisão, a televisão que mostra o lavrador que começou a vender pamonha na beira da estrada, e com isso conseguiu comprar uma fazenda e uma casa, a dona de casa que com um real no bolso começou a fazer tapioca e a vender no bairro, comprou duas casas e hoje as aluga.

"Você pode conseguir. Depende exclusivamente de você. Se ele conseguiu, porque você não pode conseguir também?" ou "Você é vagabundo. Está nessa situação porque quer. Meus pais nasceram pobres, tinha dia que não comia, mas mesmo assim me criaram com dignidade. Eles nunca reclamaram da situação que estavam. Dependia somente deles. Você é vagabundo."

É a imagem de ascensão para todos, que todos tem as mesmas oportunidades, que vende a televisão que lembrava o povo que estava "tudo bem" em plena ditadura há alguns anos. É a imagem que o capitalismo é bom, e que melhora, depende de você e de mais nada. O conformismo e o exemplo para sempre trabalhar e não querer mudar o molde, mas sim, ser moldado por ele. Quem sabe, mas quem sabe mesmo, você pode ser um exemplo destes, e finalmente, contribuir para a aceitação deles.

"Não há motivos para parar, não há motivos para querer mudança. Eu posso melhorar minha vida. É o que me dizem, o que querem que eu entenda. - O pouco de muitos viabiliza o muito de poucos. - Eu cumpro meu papel, e muito bem por sinal. Vai começar o programa.".

São as cidades que maqueiam as favelas. As pessoas que não só isolam seu cotidiano como ignoram o mundo à sua volta. As pessoas que dormem. As pessoas que não saem às ruas. As pessoas que Não saem às ruas! O povo. O Molde.

Ali.

5 Comments:

  • Não é fácil batalhar para vencer na vida, nem todos tem a disposição porque acham que não irão conseguir ou que vai demorar muito para aparecer os resultados. E a TV ajuda as pessoas a ficarem sentadas no sofá acreditando que está tudo bem, afinal um povo acomodado não se revolta.

    By Blogger Unknown, at 1:27 AM  

  • E para completar temos os BBBs da vida para mostrar que um dia tudo pode acontecer...

    Abraços!

    By Anonymous Anônimo, at 5:06 PM  

  • Gostei bastante dos textos, em especial o anterior a esse. Infelizmente estamos indo pelo caminho errado...

    By Blogger Frederico Oliva, at 3:56 AM  

  • A cultura televisiva mundial, nem digo brasileira, MUNDIAL, é altamente alienadora!
    a mídia trabalha para a elite, a minoria dominadora, e isso está mais claro do que a precariedade da educação e saúde publicas no Brasil!
    estamos acabados...

    Beleza EXTERIOR

    By Blogger Pedro Dantas, at 11:14 AM  

  • Ali, desculpe a demora pra ler seu post!
    Abandonei meu blog por um tempo, mas agora estarei retomando os posts...
    Quanto ao seu post isso infelizmente é uma verdade que vivemos, aprendemos a viver de tal modo que dependemos de bens materiais para nos sentirmos felizes...
    E devemos lembrar q além das consequências citadas também há a nossa atual situação no mundo, com mudanças climáticas...
    Para coloborar com o fim dela devemos nos submeter a uma vida com menos confortos e regalias do q q vivemos hj... será q seriamos capazes?

    abraços

    By Anonymous Anônimo, at 9:13 PM  

Postar um comentário

<< Home